domingo, 4 de outubro de 2015

9 – Leopold Von Wiese (1876 – 1969) Sociologia das Relações Sociais
Von Wiesse seguiu, de modo geral, as linhas fundamentais do formalismo sociológico instaurado por Simmel, porém, e nisso está a sua originalidade, sem os pressupostos filosóficos deste. Denomina-se a sua teoria de "sociologia das Relações sociais", a fim de evitar confusões com o formalismo filosófico de Simmel.

Começa definindo a Sociologia – que para ele é a ciência autônoma – como estudo da 'socialificação' e da 'dissocialificação'. É a ciência que gira em torno de processos, distâncias e formações sociais.
O objeto da Sociologia é dado pelos "processos sociais ou inter-humanos. Daí sua tarefa consistir em: 1º abstrair o social ou inter-humano do resto da vida humana; 2º constatar os efeitos do social e o seu modo de produção; 3º restituir o social ao conjunto da vida humana para tornar compreensíveis suas relações com esta.

Von Wiese pensa que, no plano social, os homens ou se unem entre si (aproximam-se), ou se evitam (afastam-se). Aproximação e afastamento ou separação, eis, pois, as formas fundamentais de relações sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário